Por que uma academia de whisky?

Fabuloso! Encontrou a Academia, um brinde para você.

Agora que está aqui, nada mais natural do que a pergunta: e para que serve uma Academia de Whisky? Ou melhor, para que serve A Academia de Whisky? Nada mais justo do que lhe darmos a resposta.

Nós estamos aqui para te ajudar a fazer as perguntas corretas.

Pense no Coyote que vive nos desertos da Califórnia, morrendo de fome, e que vê passar correndo pela estrada um Papa-Léguas. A pergunta que surge em sua mente é: como apanho esse bicho? Então ele dedica seu tempo e seu dinheiro a preparar armadilhas, comprar engenhocas e explosivos pelo correio em uma jornada frustrante para apanhar a ave. Isso acontece porque ele fez a pergunta errada.

Vamos supor que ao invés de se perguntar “como apanho esse bicho?” sua dúvida fosse “por que eu devo apanhar esse bicho?”. A resposta: “para me alimentar”. Ele poderia então perceber que o que o incomoda é a fome e, ao invés de comprar um foguete e um par de patins, que seria mais interessante usar o dinheiro do propulsor para pedir uma pizza, ou quilos de carne para fazer um churrasco.

Se esqueça daquele pássaro magrelo, é hora de mergulhar os dentes em um pedaço suculento de carne.

Se chegou até aqui é seguro afirmar que você tenha algum interesse por whisky. Talvez esteja começando a se interessar pelo assunto, talvez já conheça a bebida e deseja se aprofundar nela ou então deseja aprender a apreciá-la de verdade.

Hoje em dia, em um mundo transbordando de informações, canais de youtube, contas de instagram, blogs e o diabo a quatro, é fácil se perder no caminho. Assim, talvez, sua cabeça se veja às voltas com perguntas como:

– Qual o problema de se beber um blend?
– O Blue Label vale esse preço mesmo?
– O que é melhor: Jack Daniel’s ou Jim Beam?
– Posso pôr gelo no meu whisky?
– É verdade que o Johnny Walker Red não tem 8 anos?
– Quanto mais velho melhor?
– Devo lavar minha taça?
– Quem paga R$800,00 em um whisky?
– Dá para descobrir que whisky tem em um copo só pelo cheiro?

Todas essas, fazem parte do grupo das perguntas erradas. Ao invés disso tente imaginar as respostas para as seguintes questões:

– Um whisky de 5 anos consegue ser muito melhor do que um de 18 anos?
– Vale mais a pena comprar 3 whiskies “ok” ou investir o mesmo dinheiro em uma garrafa excepcional?
– Por que um whisky vendido por uma engarrafadora independente consegue ser tão melhor do que o mesmo whisky vendido pela destilaria que o produziu?
– O que é uma engarrafadora independente?
– O que torna um blend tão bom e como seria beber apenas essa parte magnífica dele?
– É melhor se emocionar com um whisky ou o “custo benefício” deve nortear minha bússola??
– Quais são as qualidades que tornam um bom whisky um whisky bom?

Acredite, poderíamos continuar por horas e horas, mas vamos fazer apenas mais uma pergunta e dar algumas respostas diretas a ela.

Que tipo de bebedor de whisky você quer ser?

1- Existem aqueles que gostam de beber e gostam de whisky

2- Existem os que gostam de beber whisky

3- Existem os exploradores, whiskyfreaks, obcecados e caçadores de sabores que querem descobrir o que a bebida esconde. Apaixonados por mistérios que desejam desvendar os aspectos complexos e maravilhosos do destilado. Apreciadores que sabem que o melhor whisky do mundo é aquele que você ainda não bebeu.

Pense: um whisky single malt é basicamente cevada moída, fervida e fermentada que passa por alambiques e vão para barris de carvalho por alguns, ou muitos, anos. Por lei é proibido se acrescentar qualquer coisa que afete seu sabor. Como diferentes rótulos conseguem ser tão diferentes entre si?

Os alambiques são todos do mesmo material, os barris também. A cevada geralmente é fornecida por grandes distribuidores para todas as destilarias, então não existe uma cevada particular para cada whisky – fora algumas excessões – o mesmo acontece com as leveduras usadas para a fermentação. De onde vem essa diferença de sabor entre tantos whiskies?

Os bebedores do terceiro tipo são aqueles que buscam esses mistérios, que querem se emocionar com o whisky, não apenas bebê-lo num churrascão – apesar de, com certeza, não recusarem um ou vários copos durante o dito churrasco.

E isso nos traz de volta a você.

Se faz parte do tipo 1 ou 2, a Academia tem o humilde objetivo de ser como um neon brilhante em uma noite escura afirmando: EXISTE WHISKY FORA DAS PRATELEIRAS DOS SUPERMERCADOS.

Vamos disponibilizar toneladas de material gratuito falando sobre whisky e tudo o que tiver alguma relação a essa bebida maravilhosa.

Agora se faz parte do 3º tipo, prepare-se para expandir seus horizontes.

Quer mais detalhes? Leia o post Como funciona a Academia.


P.S. A responsabilidade e o compromisso que temos com a clareza, com informações diretas, simples e sinceras nos obriga a dizer que para bebedores do tipo 2 se tornarem bebedores do tipo 3, tudo o que precisam é olhar para uma garrafa em especial e se perguntar “o que tem de tão fantástico aqui dentro”. Se for o seu caso, estamos prontos para te receber de braços abertos e copos cheios.