As Highlands são, de longe, a maior região produtora de whiskies da Escócia. Como parâmetro podemos citar alguns exemplos: a distância entre Stirling, cidade localizada no sul das Highlands está a cerca de 400 quilômetros de Wick, localizada. ao norte. Essas duas cidades são bons exemplos por serem regiões de duas destilarias muita apreciadas na Academia: Deanston (10 min de Stirling) e Pulteney (Wick).
Como um comparativo, duas destilarias situadas em extremos da região de Speyside (Dalwhinnie e Inchgower) estão a cerca de 120 quilômetros uma da outra.
Esse preciosismo não vem da preguiça de dirigir entre elas, eu particularmente adoro dirigir do lado errado da estrada, mas da diversidade climática e geográfica das Highlands. Na costa leste, a influência das correntes do Mar do Norte, no Oeste o Atlântico. No centro das Highlands as montanha e neve da região da Glencoes, Fort William ou as penínsulas marítimas como Oban e Ardnamurchan. Climas com variações muito grandes entre si, variações que afetam o whisky sendo produzido e maturado nelas.
Levando em mente todos esses detalhes, é praticamente impossível definir o que seria um legítimo whisky desta região, muito menos definir o que seria o “The Original”. Talvez esse rótulo queira dizer que ele é o coração original dessa destilaria, o que faria bem mais sentido, mas a embalagem realmente deixa algum duplo sentido no nome.
Mas vamos à degustação….
Glenmorangie The Original

Categoria: Single Malt
País: Escócia
Região: Highlands (Norte)
Idade: 10 anos
Barris: Ex-bourbon
ABV: 40%
Filtragem à frio: sim
Corante: sim
Aroma
Creme, gengibre, casca e suco de limão siciliano, maracujá, abacaxi cristalizado e uma infinidade de frutas tropicais e amarelas. Uma leve camada de baunilha, noz moscada e floral complementam muito bem o caráter fresco e frutado.
Sabor
É nessa parte que o baixo teor alcoólico cobra seu pedágio. A correspondência entre o aroma e o sabor é bastante interessante mas todo aquele frutado que sentimos perde muito de sua intensidade e fica mascarado pelo adocicado da baunilha e creme.
Finalização
Média e tendendo para curta, dominada pelo adocicado que lembra caramelo mas com notas de abacaxi e limão ainda vivas.

Nota: 79
Um whisky ok, okayzinho, nhé.
Quer detalhes sobre as notas? Clique aqui.
Mas e aí??
Um clássico exemplo de maturação ex-bourbon bem feita e baseada em barris de alta qualidade, que sofre com o baixo teor alcoólico.
Bill Lumsden, responsável pela destilação e criação de novos whiskies da Glenmorangie e Ardbeg afirma que a filtragem a frio nessa linha é muito mais sutil que em outras destilarias. Nela a temperatura não é reduzida a 0˚C ou menos, mas entre 6 e 8˚C, o que faz sentido com a percepção sensorial – bem melhor quando comparada a outros whiskies com o mesmo ABV.
O Glenmorangie 10 é leve, interessante e com boa complexidade mas que ganharia nota 84 ou 85 se fosse privilegiado com mais textura e punch.

A versão de 43% é uma boa melhoria sobre essa aí. Excelente texto como sempre. Abraços!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigado Dalmo!
Vou tentar arrumar uma garrafa da 43%! Pena que a Glenmo ainda não abraçou o 46% completamente, pq é uma baita destilaria!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu acho que o “original” remete justamente a falta de barril de finalização, tão comum nos Glenmorangie (e que fizeram a fama da marca). De qualquer sorte é um belo exemplo
do que chamamos jocosamente “whisky whisky”, o tradicional ex-Bourbon. Perfeita a avaliação, somente achei a nota baixa pela qualidade do destilado. *Mas também me baseio no corte de 43 abv. Parabéns.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigado Carlos!
Aqui na Academia gostamos muito de Whisky com gosto de Whisky!
CurtirCurtir
Já comparou com o 43%? Tenho a versão 43% e acho que faz bem seu papel.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Já tive uma garrafa do 43%, mas não tenho lembrança dela….vou tentar uma comparação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
The “Perfect Ten”! Adoro esse whisky, foi um grande divisor de águas nas degustações pra mim!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Também gosto muito desse uísque! Acho que a filtração menos brutal ajuda muito na textura.
Se ele fosse engarrafado na faixa dos 46% estaria na categoria de lenda, como Bunna 12, Arran 10, Ardbeg 10….
CurtirCurtir
Bom whisky de entrada, foi o primeiro SM que tomei. Entendo as limitações deste abv.
CurtirCurtido por 2 pessoas
imagino ao lado do Arran 10 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho o Arran 10 melhor que o Glenmo….mas é uma comparação meio injusta, tanto pelo ABV tanto pelo fato que o Arran tem um pouco de barris ex-sherry na composição….
Mas o Arran 10 é o uísque que eu tiro do armário com maior frequência, então acho posso dizer que é meu single malt preferido….
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meu primeiro SM! bom whisky que sofre de abv baixo. Parabéns pelo texto!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Concordo plenamente. Todo o processo produtivo da GM gera um excelente destilado mas muito leve e suave e um ABV mais alto iria ajudar demais. Um whisky OK como vc disse, e talvez o 43% mude isso um pouco p mim. Excelente avaliação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado!
Acho que, no final, a conclusão é que a Glenmorangie poderia ser muito mais do que é…
CurtirCurtir